segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bélgica - Sint-Niklaas

Sint-Niklaas é uma cidade belga que se encontra bastante ligada a São Nicolau. Para quem não saiba, São Nicolau é o "Pai Natal" na bélgica e em muitos outros países na europa, que não importaram o símbolo natalicio americano proveniente da empresa Coca Cola.

Esta cidade, cujo acesso pode ser feito de comboio, possui uma igreja cujo nome é "Saint Nicholas", cujo interior possui uma decoração barroca bastante diferente das decorações as que estamos habituados. Aconselho uma visita ao interior da mesma.


Por detrás da igreja temos a maior praça da cidade, a "Markt" com o já habitual Stadhuis (edificio da câmara municipal). Ao lado deste bonito edificio, temos uma estátua de São Nicolau muito gira.
Eu quando estive nesta localidade, tive a sorte de apanhar o maior evento festivo da zona. No primeiro Domingo do mês de Setembro, realiza-se aqui o Festival Internacional de Balões, em que dezenas e dezenas de balões (provenientes de todo o mundo) com os mais diversos formatos e cores são enchidos na Markt e depois levantam voo sobre a cidade.
Sint-Niklaas é a única cidade belga onde tal pode ser feita, visto que a sua Martk é a única que tem dimensão suficiente para realizar tal evento sem perigo. No meio do festival, tem lugar o desfile de bonecos gigantes, sendo que muitos deles estão relacionados com o Natal: os 3 Reis Magos.

A cidade fica inundada de pessoas, desde crianças até idosos, para apreciar o espectáculo. E vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário