sábado, 17 de outubro de 2009

Bélgica - Bruxelas

Bruxelas é a capital da Bélgica e é uma cidade beeling, uma vez que possui habitantes que falam ora francês ora flamengo, embore se fale maioritariamente francês. Bruxelas situa-se no centro do país, fazendo com que seja fácil visitar qualquer ponto do país partindo daqui.

Bruxelas é uma cidade com muito para ver, de maneira que irei falar de forma ligeira de alguns aspectos da cidade. Na minha opinião, a parte que mais gostei de Bruxelas foi a parte velha da cidade, que é onde se encontra a famosa Grand Place, uma praça com bonitos edificios, tais como a Maison du Roi e o Hôtel de Ville (local onde se encontra o posto de turismo). Junto à Grand Place, existe o pequeno Museu do Chocolate onde fala um pouco sobre a história do chocolate no mundo, com direito a uma demonstração de como se faz o chocolate (apresentada por um cozinheiro experiente) que termina com a degustação do mesmo. Muito giro mas pouco conhecido o museu.

Perto da Grand Place, descendo uma rua, chegamos ao Manneken Pis (o famoso "Pilinhas"), que consiste numa pequena estátua de 30cm a urinar para um tanque. Existe a tradição de tempos a tempos o Manneken Pis ser "vestido" por diversas empresas, organizações e associações, que acabam por oferecer o fato ao "Pilinhas". Actualmente, o Manneken Pis tem mais de 400 fatos que podem ser observados no museu que se encontra dentro da Maison do Roi, na Grand Place.
Igualmente junto à Grand Place, temos o edificio da bolsa "La Bourse" e muitas lojas ora de chocolates, que exibem nas suas montras cascatas de chocolate de vários andares, ora de cervejas, já que a Bélgica é o país com maior variedade de estilo e de sabor de cervejas. Existem as cervejas trapistas, lambic, blanches. É uma grande tentação para os apreciadores de chocolates porque a cidade é conhecida por ter os melhores chocolates do mundo! Ficam aqui já duas dicas de prendas para os amigos.
Para os turistas mais gulosos, que tal provarem uma gauffre? ;) É uma iguaria tipica do país que promete fazer água na boca. Provem :)
Na zona de Grand Place existem diversos zonas de interesse, tais como a Rue Neuve, que é uma rua pedonal com diversas lojas e pontos de restauração, as Galerias St-Hurbert, que é um espaço comercial com um estilo Neo-Renascentista muito bonito mas com preços "bastante feios", se é que me entendem lolol. Logo à saída destas galerias e antes de se chegar à Grand Place, temos à direita a "Rue des Bouchers", que é uma pequena rua repleta de restaurantes e cafés de várias partes do mundo.
Ainda um pouco antes das Galerias de St-Hurbert, temos a bonita catedral da cidade, chamada Cathédrale Sts Michel et Gudule, que merece ser visitada por dentro, apesar de ter uma decoração modesta devido à sua influência protestante. Em frente à catedral temos um pequenito jardim com bancos e espreguiçadeiras de madeira, onde se pode relaxar e descansar.
Na Place de la Monnaie temos o edificio neoclássico do Théâtre Royal de la Monnaie, com uma fonte à frente do mesmo e, de tempos a tempos, um carrosel que lembra os tempos da nossa infância.
Não tão perto da Grand Place temos um museu que retrata um aspecto muito importante da cultura belga! O "Centre Belge de la Bande Dessinée" possui exposições dedicadas aos grandes nomes belgas da banda desenhada, tais como Hergé (Tintim), Peyo (Estrumfes), entre outros.
Fora de parte velha da cidade temos o Quartier Royal, que era o local onde habitava a nobreza e os monarcas. Nesta área temos o Parc de Bruxelles, com fontes, árvores e estátuas, tornando um local agradável, o Palais de la Nation onde funciona o parlamento belga, e o Palais Royal que é a residência oficial da família real belga. Embora a familia belga não viva neste palácio, é não só aqui o local de trabalho do rei como também o local onde recebe os convidados. Junto a este palácio temos uma pequena praça chamada Place Royal, onde se situa a igreja St Jacques-sur-Coudenberg.
Ainda na zona temos o Palácio de Beaux-Artes e o Musée Instrumental, mais conhecida como Old England, que é um edificio em Arte Nova. Um pouco mais abaixo temos ainda um pequeno jardim chamado Place du Petit Sablon, a Place du Grand Sablon, a bonita igreja do Notre-Dame au Sablon e o Palácio da Justiça.
Bruxelas é também conhecida por ser a capital da União Europeia e junto ao Parc Léopold estão a maioria dos edificios da União Europeia. O parque é bonito e tem-se uma vista engraçada sobre um dos edificios do Parlamento Europeu, mas de resto a zona não é interessante. Muito trânsito e edificios por todo o lado.
Não muito longe desta zona temos o Parc du Cinquantenaire que é uma zona de Bruxelas com bonitos jardins (cheios de árvores e fontes) e museus. Existe o museu Royaux d'Art et d'Histoire, o museu Autoworld (com carros antigos) e o museu Royal de l'Aarmée et d'Histoire Militaire (este último é muito muito interessante e pode-se visitar à borla!!).
O arco do cinquantenaire é bonito e pode-se subir até ao seu cimo, através do museu de L'Aarmée. Lá em cima pode-se observar vistas bonitas sobre o jardim e sobre a cidade. Vale a pena.
Um outro grande símbolo de Bruxelas é o Atomium, que consiste num átomo gigante, construído para a Expo de 1958. Em cada uma das suas bolas existem pequenas exposições. Na minha opinião não vale a pena ser visitado por dentro, uma vez que não há nada de especial e o bilhete de entrada é caríssimo.
Junto ao Atomium temos o Bruckpark, com uma exposição chamada Mini-Europe, que possui mais de 300 reconstruções em miniatura dos mais diversos monumentos de todos os países da União Europeia. De Portugal existe o Oceanário, Castelo de Guimarães, Ribeira do Porto, Torre de Belém e casa tipicas algarvias.
Fora do centro de Bruxelas temos o Domaine Laeken que é um grande jardim onde se encontra o Château Royal (palácio onde vive a familia real), o pavilhão e a torre chineses (que podem ser visitados), entre outros.

1 comentário:

  1. olá

    Gostei muito da apresentação que aqui foi feita de Bruxelas... principalmente porque estou um bocado desanimada e talvez alguem me possa ajudar.
    marquei pela ryanair um voo para chaleiroi, dia 13 de Março, com vinda marcada para dia 14 à noite.
    pareceu-me pouco tempo, no entanto, já daria para ter uma percepção da cidade!
    ó não reparei num GRANDE PORMENOr o aeroporto em que aterra a ryanir, fica a 50 km da cidade e o voo está previsto para as 23h!!!
    Alguem me sabe dizer, a esta hora, que meio de transporte será o mais indicado para chegar à cidade? sendo que estava a pensar ficar alojada na parte norte?
    se me puderem ajudar!!! PF PF PF o meu mail é veronicafbsantos@hotmail.com

    ResponderEliminar