segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Luxemburgo - Cidade de Luxemburgo

Esta cidade é a capital do país Luxemburgo e o facto de ser pequenina não é sinónimo que não haja locais interessantes para se visitar. Passei lá um dia inteiro e senti que ficaram uma ou duas coisas giras por ver. Pode-se chegar à cidade de comboio (o que eu apanhei foi o de Bruxelas-Luxemburgo com uma duração de cerca de 2h40min) e após termos chegado à estação, dirigam-se ao posto de turismo para pedirem um mapa da cidade. Para se dirigirem ao centro da cidade, basta andarem cerca de 20min a pé ou apanhar um autocarro na estação, embora eu aconselhe a ir-se a pé porque a distância não é nada por aí além e assim sempre se vai observando zonas bonitas da cidade.

Achei engraçado por em certas alturas sentir que estava em Portugal, uma vez que ouvi a língua lusa a ser falada diversas vezes ora por crianças/jovens ora por adultos. Além disso, muitas das lojas de souvenirs da cidade têm funcionários portugueses que não hesitaram em dar um pau de conversa assim que se aperceberam que eu era portuguesa!

De mapa na mão e andando pela estrada F.D. Roosevelt, tenho à minha esquerda uma espécie de miradouro, com árvores e bancos, sobre o jardim chamado "Vallée de la Pétrusse" (onde se pode passear se descermos umas escadas) , donde se pode observar este último, o bonito edificio da Banca e a ponte Adolphe.
Junto ao miradouro temos um outro jardim chamado "Place de la Constitution" com a bandeira do país e da União Europeia e um monumento "Gelle Fra" alusivo aos combatentes.


Pelo caminho passei junto da biblioteca nacional e da catedral da cidade.

Rapidamente cheguei a uma das praças principais da cidade chamada "Place Guillaume II". Para além de ter uns canteiros gigantes com árvores, é aqui que se situa o "Hôtel de Ville" da cidade e um monumento alusivo a Guillaume II. Para além do posto de turismo e dos correios, existem algumas esplanadas simpáticas onde se pode relaxar, embora eu prefira uma outra praça que vou referir mais à frente que tem muito mais animação e espaços de restauração mais animados. Voltando à praça "Guillaume II", penso que é agradável sentar um pouco nos ditoa canteiros gigantes para fazer o primeiro descanso dos pés enquanto se come algo para enganar o estômago.

Um pouco mais à frente da praça temos o Palácio "Grand Ducal" que é onde vive a familia real e a "Chambre des Députés".


Mesmo junto a esta praça temos a "Place d'Armes" que é um local da cidade muito animado (especialmente à hora de almoço) cheio de esplanadas muito muito simpáticas, áreas de sombra e o bonito edificio "Cercle Municipal".

Seguidamente temos, na minha opinião, a zona mais bonita da cidade. Junto às Casemates, temos uma espécie de miradouro sobre a parte baixa e histórica da cidade. Daqui pode-se ver toda a gente emblemática de Luxemburgo, desde ao viaducto, a Parede de Wenceslas, inúmeras igrejas, entre outros. Óptimo local para tirar fotografias!

É aqui que se encontra igualmente a placa da Unesco que classifica a cidade como Património Mundial da Humanidade, bem como o chamado "Monumento do Millenium" e a entrada para as "Casemates du Bock" (velhas fortificações escavadas no solo, com inúmeros corredores e locais onde se podem apreciar vistas sobre a parte baixa da cidade).

Vale também a pena descer umas escadas que se encontram junto das Casemates para se acerder ao jardim que se encontra na parte baixa da cidade e explorar esta área.
Não tive a oportunidade de passear pelo já referido jardim "Vallée de la Pétrusse" e também pela zona de "Kirchberg" Esta última fica numa ponta da cidade e parece que tem um pequena forte, o museu de arte moderna, a filarmónica da cidade e edificios alusivos à União Europeia.

1 comentário:

  1. Parabéns pela reportagem, Ritinha! Estive lá em 2006, mas não tive tempo de conhecê-la melhor. Além das lindas paisagens, trouxe comigo a saudade do delicioso moule que saboreamos no Banana's Bar, na Avenue Monterey.
    Um abraço, Rute

    ResponderEliminar