segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

França - Arras

A cidade de Arras é a capital da região francesa Pas-de-Calais, no norte do país, junto à fronteira belga. Toda a história da cidade encontra-se intimamente ligada às duas grandes guerras mundiais, uma vez que Arras foi brutalmente destruída devido ao facto de ter sido palco de guerra entre os aliados e os alemães. Apesar da destruição de que foi vitima, actualmente a cidade completamente recuperada.
Podemos chegar a Arras de comboio e para todos aqueles que queiram dar uma vista de olhos pela cidade, basta apenas uma manhã bem aproveitada mas aconselho a ficarem um pouco mais, de forma a visitarem as trincheiras subterrâneas dos soldados.

O posto de turismo situa-se na Grand Place, mais propriamente no belfroid da cidade que, tal como a todos os belfroid, pode ser visitado e apreciar-se uma vista geral da cidade.

Dentro do posto de turismo podemos ver "Les Géants de Arras", que são uns bonecos gigantes muito que em alturas festivas saem à rua.
Uma outra praça conhecida da cidade, muito perto da Grand Place, é a "Place des Héros", cujas arcadas albergam lojas de souvenirs e restaurantes. Tanto esta praça como a Grand Place foram construídas tendo em conta ao que eram antes da destruição de que foram alvo nas guerras mundiais.
Agora, eu aconselho-vos vivamente em visitar as trincheiras dos soldados, que não se encontram no centro da cidade mas que se chega em 20minutos a pé. Peçam um mapa no posto de turismo e peçam indicações para lá chegar. Nessas trincheiras, que são não sei quantos metros abaixo do solo, podem-se visitar os caminhos subterraneos por onde os soldados viviam, circulavam, iam ao WC, os desenhos nas paredes, as setas que orientavam os soldados pelos kms e kms de túneis. As visitas são todas acompanhados por um guia, em francês ou inglês, que vai contanto histórias que são acompanhadas por filmes com imagens e relatos da época que são projectados nas paredes das grutas. Foi uma experiência marcante confesso.

Existe também a cidadela da cidade que é património UNESCO, mas que já não tive vagar de visitar lol.

Sem comentários:

Enviar um comentário